sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasileiro

Hoje assisti, como grande parcela da população nacional, a partida entre Brasil e Holanda pelas quartas de final da copa do mundo. O jogo acabou e com a derrota da nossa seleção fiquei um tanto quanto baqueado como todos que gostam do esporte. Cheguei até a janela poucos minutos depois do fim da partida e notei um fato que me chamou bastante a atenção, havia um senhor em uma casa em frente recolhendo as bandeirais do Brasil que até pouco estavam em sua varanda.
No começo achei aquilo uma tremenda falta de patriotismo, sei que muitas pessoas estavam irritadas naquele momento e não queriam exibir aquela bandeira mas para quem se prepara o ano inteiro para copa e grita de peito cheio "eu sou brasileiro", aquilo representaria uma falta de fidelidade ao seu país ou simplismente à sua seleção. A idéia de um homem de idade tratar de maneira fútil o que representa uma nação me repudiou por alguns minutos, mas só por alguns...
Antes da copa do mundo, os assuntos mais falados na mídia eram sobre políticos corruptos, sobre catastrofes ambientais e sobre enriquecimento de urânio para armas nucleares. Com o início do torneio, o mundo inteiro enterrou as idéias em messi, Cristiano Ronaldo, kaká e esperou ansiosamente pela festa que durou para nós menos de um mês.
Então eu me fiz as perguntas, esse senhor estava deixando de ser patriota ou estava apenas se despedindo de um momento de euforia que faz esquecer os males que nos cercam? esse senhor estava nervoso com Felipe melo ou estava apenas magoado por ter que voltar para a realidade intolerante? Esse senhor deixou de ser brasileiro ou esta apenas aguardando uma oportunidade para ter orgulho do Brasil?
Particularmente eu acredito nessa nação e continuo beijando a bandeira, porém não posso questionar as pessoas que não querem ter sangue de barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário